Patadas y Gambetas

Contra a Bolívia, Messi tenta vencer na altitude pela primeira vez

Tales Torraga

Lionel Messi, de 1,70 metro, não é amigo da altura. Não a estatura física – mas a altitude que volta a enfrentar às 17h (de Brasília) desta quinta-feira (28) em La Paz, onde a Argentina visita a Bolívia com um histórico mais do que negativo. A azul e branca ganhou apenas e tão somente uma partida na Bolívia nos últimos 38 anos – um 2×1 pela Eliminatórias em 2005, gols de Figueroa e Galleti. Além deste confronto, a Bolívia empatou duas e ganhou três – e acertou quem lembrou do vergonhoso 6×1 de 2009, quando o técnico era Maradona e o craque era Messi.


O gênio do Barcelona jamais venceu uma partida sequer jogando na altitude. Foram cinco, sempre pelas Eliminatórias: duas em La Paz (3.600 metros acima do nível do mar), duas em Quito (2.700) e uma em Bogotá (2.600). Foi na Colômbia, aliás, que fez seu único gol na altura. De cinco partidas, Messi empatou duas e perdeu três.

“É tremendo jogar aqui'', disparou Lio em La Paz depois do 1×1 com a Bolívia em 2013. ''Alguns companheiros sentiram enjoos e dor de cabeça antes do jogo, mas eu não. Só durante o jogo é que passei mal'', concluiu, sobre o vômito em campo.

Messi se dá mal na altitude desde 2007 – um 1×2 contra a Colômbia em Bogotá, quando ele fez o gol. Depois, o 1×6 do 2009 que viu também o 0x2 ante o Equador.

Os últimos dois registros de Messi na altitude não terminaram em derrota, algo que anima a Argentina para hoje. Em 2013, 1×1 em La Paz contra a Bolívia, gol do amigo Banega. Três meses depois, um 1×1 com o Equador em Quito. Messi era reserva e entrou no lugar de Agüero, autor do gol.

Exceto La Pulga, a Argentina vai ser um arremedo de time nesta tarde. A seleção levou um susto com a possibilidade de ele não ser escalado por xingar a arbitragem contra o Chile, mas as informações vindas da AFA não colocam sua participação em dúvida. Mas Patón Bauza igualmente sofre com cinco desfalques: os laterais Mercado e Mas, os volantes Biglia e Mascherano e o atacante Pipita Higuaín.

O time levado a campo será: Romero; Roncaglia, Musacchio, Funes Mori e Rojo; Pérez, Banega, Pizzarro e Di María; Messi e Pratto. Dybala será o trunfo entre os reservas – postal de La Paz, a cena do balão de oxigênio é esperada mais uma vez na tarde/noite na qual a Argentina pode descer da terceira para a sexta colocação nas Eliminatórias. Ojo, eh.


* Atualizado às 7h43: A punição a Messi por insultar o auxiliar brasileiro vai ser mais dura que o imaginado. Fontes da AFA confirmam ao blog que esperam que Lio seja suspenso de duas (!) a quatro partidas (!!) nessas Eliminatórias, mas ele a princípio jogaria hoje em La Paz.

Segundo as mesmas fontes, já há uma negociação nos bastidores que fará Messi se ausentar dessa partida apenas se a comissão técnica entender que ele será mais útil nos confrontos a seguir. A Argentina ainda encara Uruguai (fora), Venezuela (casa), Peru (C) e Equador (F).

** Às 10h30: A Comissão Normalizadora da AFA informou que já recebeu o aviso de que Messi não joga nesta tarde, faltando apenas o documento oficial da Fifa. Sai Lio, entra Correa – mas o fantasma da altura segue.