Patadas y Gambetas

Como uma granada transformou Bielsa em ‘El Loco’ há 25 anos

Tales Torraga

Por que Bielsa é mais chamado de El Loco que pelo próprio nome (Marcelo)? O episódio que deu origem ao apelido completa 25 anos exatamente hoje (26).

Há um quarto de século, o Newell's Old Boys comandado por Bielsa estreou na Libertadores da América contra o San Lorenzo. O jogo foi em Rosário, no Coloso del Parque, e terminou com um placar impensado: derrota do Nils por 6×0.

Bielsa, então com 36 anos, foi considerado o culpado pela goleada. Cerca de 20 torcedores foram à casa do treinador em plena madrugada para protestar.

Com raiva, os torcedores começaram a chamar por Bielsa para falar, na sua cara, o que estavam sentindo. E o próprio Marcelo apareceu, com o semblante desafiador e aéreo que hoje todos nós conhecemos, com uma…

…Granada na mão.

Ameaçador, andando lentamente em direção aos torcedores, Bielsa encarou: ''Se não forem embora agora mesmo, tiro o pino e jogo em vocês''.

''A loucura brilhava em seus olhos. Ninguém conseguia olhar para Bielsa, só para a granada em suas mãos. 'Imaginamos que ele nos encarasse com uma escopeta, não com uma granada''', declarou um dos torcedores, segundo este relato.

O restante é história. Bielsa virou El Loco para sempre e sua importância para o Newell's é tamanha que hoje ele dá o nome ao estádio do clube. Aquela Lepra surpreendeu depois da desastrosa estreia e chegou até a final da Libertadores, parando só no São Paulo de Telê Santana no Morumbi – e nos pênaltis.