Patadas y Gambetas

1992, aí vamos nós

Tales Torraga

Na próxima semana vamos abrir uma série de posts especiais para reviver um grande momento da história do futebol argentino: os 25 anos do vice-campeonato do Newell's na Libertadores de 1992. Ao lado do Vélez 1994 e do River 1996, aquele enorme Nils integra a santíssima trindade do país na década de 1990.

Adiantamos: são incomparáveis as razões que fazem daquele rival do São Paulo de Telê Santana uma referência que segue dando muito o que falar no futebol mundial.

Tanto no banco, com Marcelo Bielsa, que virou El Loco justamente naquela campanha, como em campo, com Berizzo, Pocchetino e Martino, que mais tarde seriam (e são) treinadores de sucesso, aquele Nils é uma fábrica de boas histórias.

Elas vão ajudar a entender também aquela célebre decisão do Morumbi de 25 anos atrás, com depoimentos marcantes de protagonistas como o zagueiro Gamboa, parado por Zetti no pênalti decisivo, ou o excêntrico goleiro-roqueiro El Gringo Scoponi, que – ele sim! – se negou a cortar o cabelo para disputar a Copa de 1998.

No Brasil, quem revive 1992 com brilhantismo e faz o são-paulino chorar de saudades é o pessoal do Projeto Tóquio, que resgata absolutamente tudo daquela temporada. Vale la pena conferir (e aplaudir, pois está mesmo demais).

Há muito o que contar – no Morumbi ou em Rosário. Da nossa parte argenta? Rosario siempre estuvo cerca y tu vida transformó la mía, esto es verdad.