Patadas y Gambetas

Análise: Boca abre era pós-Tevez com “ataque suicida” e disputa interna

Tales Torraga

Carlitos Tevez já está na China, onde neste final de semana fará um treinamento aberto para ser recebido por uma multidão em Xangai.

Enquanto isso, o órfão Boca Juniors começa a traçar seu 2017 com um amistoso contra o Estudiantes em Mar del Plata às 23h10 (de Brasília) deste sábado (21).

O Boca DT (Después de Tevez), como chamado na Argentina, sonha em ser ofensivo e em ter a forte disputa interna que o técnico Guillermo Barros Schelotto considerava ''tão importante quanto o que comer'' nos tempos de jogador.

O Estudiantes não vai contar com Verón, poupado desta noite para não correr o risco de lesão em uma partida não-oficial (um encontro entre dois times grandes argentinos jamais é tratado como amistoso, daí o número de expulsões ser até maior que o dos compromissos válidos por campeonatos).

O Boca irá a campo com Axel Werner no gol, na falta de um goleiro de maior experiência. O clube tentou Chiquito Romero, da seleção – que não quis sair de Manchester, onde é reserva de De Gea no United.

A defesa terá os de sempre: Peruzzi, Tobio, Insaurralde e Silva, que a princípio vai deixar o colombiano Fabra no banco. Pablo Pérez e Gago são os volantes, um rústico e um clássico, e com o reserva Solís (no lugar de Bentancur, com o Uruguai sub-20) completando o arrojado 4-3-3.

Aí vem o ''ataque suicida'' que tem dado o que falar – como se fosse necessário… – nos bares e cafés de Buenos Aires. A querela da vez é saber se a delantera já é mais forte que a do River, a dupla ''cuestión de peso''Gordo Driussi e Pipa Alario.

O Boca aposta no trio Pavón, Bou e Centurión. Os três fecharam 2016 em alta. E há ainda Darío Benedetto para se recuperar de lesão e estabelecer esta concorrência tão pedida por Schelotto, mas encarada por todos, até pelos bosteros mais fanáticos, como uma desgastada chicana para esconder a pobreza dos cofres e a incompetência da diretoria na busca por reforços.

O Boca lidera o Argentino com 31 pontos, seguido por Newell's (28), San Lorenzo e Estudiantes (ambos com 27). O campeonato será retomado com a disputa da 15ª rodada em 5 de fevereiro. No caso do Boca, visitado o Banfield em Florencio Sola, um dos estádios mais insanos do país, onde 35.000 pessoas ficam literalmente em cima do campo de jogo e onde deram a patada mais feia que já vi, esta aqui, quase afundando o peito de Mascherano, então um chico de 20 anos.