Patadas y Gambetas

River-Boca reeditam superclássico neste domingo: as 7 histórias mais loucas

Tales Torraga

Chegou o fim de semana da expressão máxima da cultura argentina. River Plate e Boca Juniors jogam neste domingo às 18h (de Brasília) no Monumental de Núñez pela 14ª fecha do Nacional, mas o que está em disputa não é apenas o placar.

É uma tradição secular que paralisa o país.

Não é frase feita. Enorme parte dos 40 milhões de argentinos – mesmo torcedores de outros times – vai se juntar às TVs e rádios (sim, rádios!) para viver nova jornada de paixão e intensidade difíceis de compreender longe das fronteiras argentinas.

A comparação é abstrata – toda comparação é -, mas seria como Flamengo e Corinthians, clubes brasileiros mais populares, serem da mesma cidade e terem estádios a 16 quilômetros de distância. E do Amapá ao Rio Grande do Sul vendo.

Na Argentina, é mais que um jogo. Um superjogo. De superclássicos.

Sete histórias mostram:

O rádio de Comizzo
Boca e River jogavam na Bombonera em 1992 e um torcedor também resolveu jogar – um rádio na cabeça do goleiro Comizzo, do River.

Ele pôs os fones e, garante, escutou a narração do pênalti desperdiçado por Hernan Díaz na outra trave. Alguém faria o mesmo hoje com um celular?

A galinha de Tevez
Semifinal da Libertadores 2004. River 1×0, golaço de Lucho Gonzalez. Tevez, aos 43min do segundo tempo, empatou e passaria o Boca à final.

Enlouqueceu, tirou a camisa, imitou uma galinha, apelido maldoso do River, e foi expulso. O 2×1 River saiu aos 50 (!) do segundo tempo. Mas nos pênaltis, e só na última cobrança, deu Boca – o infalível Deportivo Penales de então.

LEIA MAIS: River na Bombonera: cadeados, torcedor-gandula e ameaças

A laranja de Alonso

Laranja. Foi esta a cor escolhida por Loco Gatti, goleiro do Boca, para a bola usada no jogo de abril de 1986 que poderia dar o título nacional ao River.

Poderia e deu. Beto Alonso fez dois gols – um com a laranja, outra com a branca – e o River cumpriu volta olímpica em plena Bombonera embaixo de piedrazos. Insano.

A água na Boca
Boca 2×2 River no Monumental e Boca campeão argentino em 1969. A festa no estádio rival, surpresa, não encontrou hostilidade da torcida, mas sim do clube.

O River abriu as torneiras que regavam o campo para impedir a volta olímpica do Boca. Que, claro, deu a volta igual. Empapados de água. E de alegria.

A bomba de Passarella
Poucos na Argentina chutaram tão forte e tão bem quanto Daniel Passarella. Em 1989, o histórico zagueiro do River mandou no ângulo. De falta e de muito longe. Era o centésimo gol da carreira – na Bombonera, ainda por cima.

LEIA MAIS: Novo Monumental ‘esquece’ sua volta olímpica mais importante

Mas Juan Bava, juiz e torcedor do Boca, anulou. Sem motivo – só o do coração. Cinco meses depois, Bava ainda expulsou Daniel de sua despedida, por reclamar.

O asilo de Palermo
Quartas-de-final da Libertadores 2000. River 2×1 Boca na ida, no Monumental. A dúvida do Boca para a volta era a participação de Palermo após longa lesão.

Técnico do River, Tolo (tolo mesmo) Gallego gozou: ''Palermo? Então vou pôr o Enzo!'', disse, do ídolo aposentado. Na Bombonera, Boca 3×0. Com gol de Palermo.

A pintura de Maradona
Para os argentinos, Diego já era o melhor do mundo em 1981, aos 20 anos.

Golaços como este, deixando no chão Fillol e Tarantini, campeões do Mundial 1978, aumentavam sua fama. Também da do fotógrafo que, correndo atrás de Diego, caiu e eternizou a glória do pibe Maradona no lusco-fusco da Bombonera.

O superclássico é disputado desde 1913. Os números:

OFICIAIS
Jogos – 242
Vitórias do Boca – 86 (315 gols)
Vitórias do River – 78 (290 gols)
Empates – 78

COM AMISTOSOS
Jogos – 361
Vitórias do Boca – 130 (473 gols)
Vitórias do River – 117 (430 gols)
Empates – 114

NO MONUMENTAL (OFICIAIS)
Jogos – 105
Vitórias do River – 42
Vitórias do Boca – 28
Empates – 35