Patadas y Gambetas

Maradona pula, canta e pendura bandeira na final da Davis na Croácia

Tales Torraga

O croata Marin Cilic venceu Federico Delbonis em uma batalha de 3h30 e cinco sets no primeiro jogo da decisão da Copa Davis entre Croácia e Argentina, mas o grande assunto foi a torcida argentina outra vez.

Segundo o jornal ''Clarín'', 4.000 fanáticos argentinos marcaram presença na Arena Zagreb que fica a 12.000 quilômetros de Buenos Aires.

Entre eles esteve Diego Armando Maradona, que ocupou o setor B107 das tribunas como um torcedor comum ao lado da namorada, Rocío Oliva.

Maradona esteve feito…Maradona.


Cantando, pulando e estendendo uma bandeira na qual se lia ''Aqui estamos…Família Maradona''. Havia dois seguranças privados próximos ao maior jogador argentino da história – e que deu nova prova de amor ao esporte de seu país.


* Atualizado às 12h34: aumentaram de dois para cinco seguranças temendo confusões com os croatas, também exaltados. Diego mostrava a eles seu punho esquerdo – pelo gol de mão na Inglaterra em 1986.

** Atualizado às 13h57: no quarto set, Maradona passou a ser solicitado para autógrafos e fotos nos intervalos, o que respondeu com bom humor.

Bem diferente dos cantos e gestos furiosos destinados a Cilic dizendo que o croata ''estava todo cagado'' ao errar bolas bobas.

Maradona desembarcou na Croácia na noite de ontem, e quase causou uma briga com os jornalistas que acompanharam sua chegada.


Nesta sexta, em entrevista à TV argentina, disse que ''bancava esses jogadores até a morte e que ficaria em Zagreb até a última pelotita''. Durante o jogo, fez muitos gestos de incentivo a Delbonis e reprovação aos árbitros.

No hino argentino, cantado com paixão pelos torcedores no ginásio, os jogadores quase choraram, vídeo aqui. Os argentinos preencheram cerca de 30% da arena.

É esperada a presença de Maradona também no vestiário para motivar os tenistas do país ao longo do confronto.

A TV Pública da Argentina transmite a Davis para todo o território nacional, e as redes sociais estão lotadas de fotos de pessoas ''matando'' o trabalho para torcer com as partidas desta linda sexta de sol e 27 graus em Buenos Aires.