Patadas y Gambetas

Final da Copa Davis lidera audiência na TV argentina

Tales Torraga

Transmitida pela TV Pública ao vivo para toda a Argentina, a final da Copa Davis contra a Croácia liderou a audiência da TV aberta do país nesta sexta (25).


O pico ocorreu no começo do quinto set entre Marin Cilic e Federico Delbonis, no primeiro ponto da série. A partida foi vencida por Cilic em 3h30min de jogo.

O rating alcançou 7,2 pontos, contra 6,0 da segunda colocada, a América TV, que exibia um programa de fofocas e variedades.

A final da Davis está 1×1 com a vitória de Juan Martín del Potro sobre Ivo Karlovic no segundo confronto do dia. Foram quase sete horas seguidas de tênis em uma sexta-feira na qual a torcida argentina deslizou entre o êxtase e a agonia como habitualmente ocorre nos grandes eventos esportivos no país.

Contribuiu para a massiva audiência da Davis a fraca concorrência no horário, de novelas e noticiários nos outros canais abertos (América, Trece, Nueve e Telefe).

A Copa Davis liderou também a TV fechada no TyC Sports, emissora especializada em esportes que cobre a decisão in loco em Zagreb com toda sua equipe.

O narrador é o especializadíssimo Gonzalo Bonadeo, a voz do tênis na Argentina, com Martín Jaite, capitão argentino na Davis em 2012 e 2013, nos comentários.

Tabela da audiência no ponto máximo do dia, às 14h07 (15h07 de Brasília)

Os jogos foram seguidos com o habitual fervor também nas redes sociais.

O #copadavis foi assunto do momento no Twitter durante toda a sexta-feira, muito também pela performance de Diego Maradona como torcedor.

Muitos argentinos destinaram pesadas críticas ao Diez, tratando-o de pé-frio (''mufa'' ou ''piedra'' na gíria local) e tachando seu comportamento de ''lamentável, favelado e exemplo aos barra bravas'', num incompreensível azedume para uma final na qual a Argentina confirmou as exigências e esteve sempre muito competitiva.

Os demais meios de comunicação argentinos também mantiveram farto espaço aberto ao tênis. As duas principais rádios de Buenos Aires, a Mitre e a La Red, transmitiram o jogo com flashs ao vivo e in loco, o mesmo ocorrendo com as versões da internet dos principais jornais do país.

A audiência da Davis na TV aberta nesta sexta foi comparável a jogos de média importância do futebol argentino – um River x Huracán, por exemplo. Um superclásico Boca x River no domingo à tarde dá 20 pontos, quase o triplo de hoje.

A final de Del Potro na Olimpíada teve média bem superior à desta sexta, com 12,6 e pico de 16,9. Contribuiu, claro, ter sido no domingo. Esta sexta foi dia comum de trabalho, embora já haja na Argentina a sensação de fin de semana largo.

Segunda-feira é feriado, e um bem propício a comemorar a inédita Copa Davis.

Afinal, neste 28 de novembro se comemora também o Dia da Soberania Argentina.