Patadas y Gambetas

Sem fair play: A escandalosa derrota do River

Tales Torraga

Ímã de escândalos, o Campeonato Argentino viveu mais um nesta madrugada.

O vice-líder River Plate foi à cidade de Paraná enfrentar o Patronato e perdeu de virada por 2×1. O gol que definiu o jogo saiu aos 45 minutos do segundo tempo.

Em reposição de bola que seria devolvida pelo River ao rival, o Patronato a roubou e originou o gol de contra-ataque com o time de Núñez desatento – mas bem acordado para esbravejar contra a arbitragem e contra o Patronato logo a seguir.

O vídeo do gol de maior polêmica dos últimos tempos está aqui.

Mais experiente em campo, D'Alessandro era também o mais irritado: ''O argentino não respeita nada. Quando você pensa que coisas assim não acontecem, acontecem. O futebol é para vivos. Nossa atitude foi a melhor. Não sei se os outros times fazem isso. Não me surpreende'', disparou El Cabezón Andrés, de 35 anos.

Técnico do River, Marcelo Gallardo também detonou: ''Este jogo é para os espertos. Não houve fair play e faltou honestidade. Cada um com sua consciência. Prefiro que meus jogadores sejam respeitosos. Vou embora com muita bronca. Não é um problema do Patronato e nem do juiz. É um problema nosso. Dormimos''.

A polêmica derrota fez o Riverplei, com 11 pontos, cair para quinto no Argentino.

O líder segue o firme Estudiantes de La Plata, com 16 pontos em seis jogos. Entre ambos estão agora, pela ordem, San Lorenzo, Newell's Old Boys e Boca Juniors.

Atualizada às 9h38: Há três meses, o Patronato não tinha sequer bola para treinar. Gallardo, técnico do River, providenciou a entrega de dez delas. E agora precisou buscar uma no fundo do gol desta forma tão vil – e aos 45min do segundo tempo.

''Sou amigo de Gallardo e de seu corpo técnico'' 
FORASTELLO, Rubén, treinador do Patronato

Interessante ressaltar outra fala de D'Alessandro: ''Os portenhos vêm ao interior e são xingados de tudo. Parece que somos de outro país, a bronca com quem vive na capital é enorme. O argentino, quando pode tirar vantagem de algo, te mata''.