Patadas y Gambetas

Loco Doval morria há 25 anos: as 25 curiosidades que contam sua vida no Rio

Tales Torraga

Carlitos Tevez e Loco Doval.

Para a Argentina, os dois argentos mais idolatrados no Brasil.

(Atrás viriam D'Alessandro, Sorín e Conca.)

Tevez está fresquito na memória. Hoje é dia de fazer o mesmo com Doval. Sua morte, imprevisível como sua vida, completa 25 anos nesta quarta-feira (12).

Revelado pelo San Lorenzo no famoso time chamado de Los Carasucias pela irreverência, Doval foi trazido ao Flamengo por Tim, seu técnico em Buenos Aires. Daí para fazer história no Rio como ''Louco Doval'' ou ''Diabo Loiro'', um pulo.

Nos 25 anos de sua morte, contamos 25 curiosidades deste incrível personagem.

1. ''Doval é para o Rio o que Pelé é para o restante do Brasil'', chegou a publicar o jornal ''Clarín'', o maior da Argentina. Em termos de idolatria, bem verdade.

2. Os primeiros dias de Doval no Rio em 1969 foram vividos no apartamento de outro argentino famoso no Brasil dos anos 70: o goleiro Andrada, do Vasco.

3. Teve problemas no Flamengo em 1970 com o autoritário técnico Yustrich que queria cortar seus cabelos e ditar suas roupas.

4. Os conflitos resultaram em sua volta à Argentina, mesmo a contragosto. Jogou em 1971 no Huracán e foi treinado pelo histórico César Luis Menotti.

5. Foi sob o comando de outro histórico – Zagallo – que retornou ao Flamengo em 1972 para fazer a inesquecível dupla com Zico.


6. Foi sondado para jogar no Racing da França. ''Que França? O Rio é muito melhor. Nem louco vou morar onde faz tanto frio''. Ipanema era o seu lugar no mundo.

7. Mudou para o Fluminense em 1975 e passou a ouvir a torcida do Flamengo o chamar de 'chincheiro' – 'maconheiro'.

8. Gozava com sua fama de maconheiro. Costuma responder 'sou mesmo, e daí?' só para encerrar o assunto. Dizia se cuidar. E usava suas atuações para comprovar.

9. Brincava que não aceitaria jogar no Vasco ''porque ficava longe da praia''.

10. Dizia que usava a praia para treinar o físico jogando vôlei, futevôlei e fazer caminhadas. Era fanático por tênis.

11. Tão ídolo, virou até música, de Marcos Valle: ''Parece que finalmente resolvemos o dilema, Dario e Doval jogando juntos sem problemas…''.

12. Poucos sabem, mas Doval se naturalizou brasileiro: há exatos 40 anos, em 1976. Dava entrevistas dizendo ''Nós, brasileiros…''.

13. No Flamengo, cavava faltas para Zico cobrar. No Fluminense, fazia o mesmo para Rivellino. Brigava, xingava, provocava. Enlouquecia a torcida.

14. Fez um dos gols mais celebrados do Maracanã (127.052 pagantes), o que deu o Carioca de 1976 ao Fluminense aos 13 minutos da prorrogação contra o Vasco.

15. Impressionante média de público daquele quadrangular final: 91.140 por jogo.

16. Não se intimidava com as patadas que levava dos zagueiros do Rio. Chegava perto deles e dizia: ''Hoje vou dar a primeira''. E metia o pontapé sem dó.

17. Chegou a ser cotado por Menotti para jogar a Copa de 1978, quando estava ainda no Fluminense, mas a pecha de indisciplinado o tirou qualquer chance.

18. A pinta de galã lhe rendeu vários convites para atuar em novelas. Dizia não ter tempo. Preferia curtir as praias de Ipanema.

19. Viajou à Espanha na Copa de 1982 para torcer – na arquibancada – pela seleção brasileira, algo hoje impensado, ainda mais para um naturalizado.

20. Era um notório mão de vaca. Tomava café e comia na rua e saía sem pagar nada: ''Ídolo não mexe no bolso'', brincava.

21. Zico conheceu Sandra, sua esposa há 41 anos, porque ela era fã de Doval e ia aos treinos do Flamengo para suspirar pelo argentino.

22. Doval era muy amigo do argentino Héctor Veira, que foi jogar no Corinthians quase como pretexto para visitar Doval no Rio de Janeiro sempre que podia.

23. Em 2001, ficou em terceiro em votação da revista 'Placar' como melhor gringo a jogar no Campeonato Brasileiro. Ficou atrás de Figueroa e Pedro Rocha.

24. Morreu aos 47 anos na saída de uma boate de Buenos Aires depois de comemorar uma vitória do Flamengo: parada cardíaca, causa da morte do pai.

25. Sua trajetória no Rio está para virar filme, este aqui.

Sua página no Wikipedia é primorosa, esta aqui. Vale também ler a matéria do site especializado 'Futebol Portenho' com os 70 anos do seu nascimento, aqui.