Patadas y Gambetas

Matthäus: “A Copa de 90 foi dada de presente à Alemanha. Não foi pênalti”

Tales Torraga

Lenda do futebol alemão, Lotthar Matthäus está em Buenos Aires para divulgar a Bundesliga. E soltou nesta madrugada a frase que voltou a machucar a Argentina como no lance de 26 anos atrás: ''A Alemanha conquistou de presente a Copa de 1990. O pênalti dado pelo juiz não existiu'', contou, sincericida, à FOX Sports.

A jogada polêmica de 1990 ocorreu aos 39 minutos do segundo tempo da final Alemanha x Argentina. Em ataque pela direita, Rudi Völler 'cavou' o pênalti diante do zagueiro Roberto Sensini, e o árbitro uruguaio naturalizado mexicano Edgardo Codesal o marcou. No gol de Brehme, Alemanha campeã: 1×0.

A Argentina chora esta Copa perdida até hoje. Diego Maradona escreveu em sua recente biografia que fora avisado na véspera por Julio Grondona (presidente da AFA) que a final já estava 'comprada' pelos alemães. O craque – nu – precisou ser contido no vestiário para não trocar socos com o dirigente de então 59 anos.

Matthäus está com 55 anos e é 'senhor-propaganda' da liga alemã e de outras empresas de seu país. Jogou as duas finais de Copa contra a Argentina, em 1986 e em 1990. Perdeu a primeira por 3×2, no México.

Para ele, aquele Mundial marcou a maior de todas as exibições.

''Jamais vi alguém fazer o que Maradona fez naquela Copa. Falar de 1986 é falar do que fez Maradona''. Matthaus viu de perto, como prova esta foto.

Ele, caído.

Maradona, a caminho do título que a Argentina não veria mais depois dali.