Patadas y Gambetas

‘Brasil, decime qué se siente’: Argentina prevê nova invasão da sua torcida

Tales Torraga

Das grandes marcas da Copa do Mundo de 2014, o hit 'Brasil, decime qué se siente', cantado por centenas de milhares de argentinos em terras brasileiras ao longo daquele mês, voltará a ocorrer no Rio de Janeiro a partir desta semana.

De acordo com os jornais e companhias de viagens de Buenos Aires, a Argentina é o país visitante da América Latina que mais ingressos comprou para os Jogos, garantindo a continuidade da música que agora, óbvio, carregará outras ironias como o 7×1 para a Alemanha e a falta da medalha de ouro no futebol brasileiro.

A Argentina está à frente de Chile, Colômbia e México, os três países que vêm a seguir no ranking de torcedores da América Latina que desembarcarão no Brasil.

As modalidades mais requisitadas pelos argentinos são, na ordem: basquete, hóquei sobre a grama, atletismo, handebol, futebol, vôlei, vôlei de praia, rúgbi, ginástica e natação. A estimativa portenha prevê 25% de argentinos como público estrangeiro dessas competições.

Argumentam que o perfil das pessoas que vêm aos Jogos Olímpicos é diferente dos torcedores da Copa do Mundo, fato. Mas há um efeito corriqueiro que certamente vai ser visto no Rio: a chegada de cada vez mais argentinos ligados aos resultados, e não aos eventos, assim que o país avançar nas mais diferentes competições.

O Rio é destino amado pelos argentinos que, entre outras coisas, rasgam elogios às praias, ao calor, ao samba e às caipirinhas. Faz frio em Buenos Aires – a segunda-feira amanheceu com 6 graus -, o que deixa a ida à cidade ainda mais tentadora.