Patadas y Gambetas

Buenos Aires celebra 30 anos do eterno Argentina x Inglaterra de Maradona

Tales Torraga

A vida é feita de emoções, se diz em Buenos Aires como tantos outros lugares. Escuta-se na capital portenha também que a 'mais violenta delas' ocorreu há exatos 30 anos. Impossível ser mais feliz que na vitória contra a Inglaterra em 1986, falam.

A quarta-feira bonaerense está forrada de referências ao 22 de junho, dia em que Maradona deixou de ser um jogador de futebol para virar um novo San Martín ao humilhar a Inglaterra que em 1982 matara 649 argentinos na Guerra das Malvinas.

O jornal ''Olé'' de hoje traz um suplemento especial – de 20 páginas! – e uma foto produzida de Maradona com o neto Benjamin beijando a réplica da Copa do Mundo.

(Foram espertos demais porque pegaram no exato ponto fraco do vovô Maradona)

Metrôs e ruas têm anúncios e trechos da sensacional autobiografia de Maradona, livro argentino mais vendido deste mês. Esta é a estação Agüero, linha D, Recoleta.

Vale muito ler a entrevista do autor, Daniel Arcucci, ao jornal espanhol ''El País''.

Há uma ótima cobertura no Twitter sincronizada com 30 anos atrás, a @86mundial.

Trechos do livro de Maradona estão no @diegomundial86.

Detalhes como a camisa daquela tarde, feita à mão, são contados em minúcias.

A reminiscência é tão forte que mesmo jornal não especializado como o ''La Nación'', o segundo mais lido do país, dedica capa do caderno esportivo à data.


Apenas aquele jogo também virou livro: El Partido, de Andrés Burgo. É fantástico, e antecipamos trechos na semana do lançamento. Virou um inesperado relato sobre a memória afetiva pessoal e cultural de uma Argentina então devastada pela dor.

Os ingleses também lançaram, em vídeo, um olhar próprio e atual sobre o jogo.

Dos melhores escritores (em país repleto deles) da atual geração, Eduardo Sacheri, autor do roteiro de 'O Segredo dos Seus Olhos', publicou também suas memórias daquele dia. Estão aqui. Aula de talento e sensibilidade. Um Maradona das letras.

Ezequiel Fernández Moores, dos principais jornalistas esportivos da Argentina, também oferece seu olhar e conta que Asif Kapadia, o cineasta de Ayrton Senna e de Amy Winehouse, fará o mesmo com as ''genialidades e debilidades'' de Diego.

Como 11 de setembro, o jogo é a senha para engatar um papo sobre onde estávamos naquele dia e hora. Aqui, famosos do futebol da Argentina contam.

Convém ver este trecho do documentário produzido especialmente para a data.

Genial também a produção que mostra a emoção das pessoas, inclusive Diego hoje em dia, com a narração épica de Victor Hugo Morales no segundo gol del Diez.

A análise jornalística e fotográfica da data gerou mesa-redonda na TV Pública.

E um clipe de Maradona em 1986 com a música 'Alegría a mi corazón', de Fito Páez.