Patadas y Gambetas

Diga 55: em dia especial, artilheiro Messi atinge número mágico de Maradona

Tales Torraga

Tradição mantida. A Argentina nas semifinais da Copa América arrasa as adversárias, e em Houston não foi diferente: 4×0 nos EUA. No ano passado havia sido 6×1 no Paraguai. E 3×0 tanto na Colômbia (2004) quanto no México (2007).

A dificuldade é a final. Perderam as três. Duas para o Brasil e a outra para o Chile.


Até lá, vão celebrar o novo feito de Messi, agora 55 gols e artilheiro isolado da história da seleção argentina. Um golaço de falta no ângulo do americano Guzan.


Buenos Aires foi dormir com a sensação de que Messi está aniquilando os argumentos 'maradonianos' que desvalorizam suas atuações com a seleção.

À vontade como nunca com a linda camisa 2 argentina, Messi pôs um picante nesta discussão com um detalhe que mostra duas coisas. Uma: como os argentinos são detalhistas. Dois: como gostam de discutir por qualquer coisa com ênfase e paixão.

(O trenzinho ianque foi logo comparado ao belga em Maradona na Copa de 1982)

O gol 55 de Messi doeu ainda mais nos 'maradonianos' porque 55 é um número caro a eles. Quase uma senha especial para fazer parte de uma seita. Um: 55 é a atual idade de Diego. Dois: 5+5 = 10, seu número histórico. Três: Foram 55 metros percorridos por ele no famoso Gol do Século contra os ingleses que saiu aos…(Quatro:) 55 minutos dos 90 de jogo daquela épica quartas-de-final no México 1986.

A ascendência de Diego na atual seleção está clara na homenagem de Lavezzi, que comemorou o gol que abriu o placar no estilo Maradona contra a Grécia em 1994.

Para ajudar no debate, e na loucura que tomará conta da capital boleira que será Buenos Aires até a decisão de domingo, este partidazo histórico de Maradona frente a los ingleses completa exatos 30 anos nesta quarta-feira (22).


Bom reforçar: assim como no ano passado, quando perdeu para o Chile de Sampaoli, a Argentina de novo decidirá a Copa América contra um técnico do país.

Ou a Colômbia de José Pékerman ou de novo o Chile comandado agora pelo rosarino (como Martino) Juan Antonio Pizzi.