Patadas y Gambetas

Maradona lança autobiografia e escancara mágoa com técnico campeão em 1986

Tales Torraga

Buenos Aires receberá nesta quarta (1º) a nova autobiografia de Diego Armando Maradona – focada nos 30 anos do Mundial de 1986. 'Mi Mundial, mi verdad'.

São 240 páginas editadas pela Sudamericana, 19 euros (R$ 76) e já à venda.

Diego dedica a obra a 49 nomes – Cristina Kirchner, Raúl e Fidel Castro, Hugo Chávez e Che Guevara. Sem a ex Claudia Villafañe, mãe de suas duas filhas.

Entre os pensamentos que Maradona oferece agora, um em especial intriga o público: sua mágoa com o então técnico da seleção, Carlos Salvador Bilardo.

Bilardo escolheu Maradona como o capitão daquela Argentina. Seria também em 1990. Os dois reeditaram a dupla no Sevilla em 1992, quando, segundo contou Maradona em outro livro, uma briga fez com que ele acertasse um soco e machucasse o nariz de Bilardo – conhecido como 'Narigón' por óbvias razões.

Maradona atribui a Bilardo a sua demissão como técnico da seleção em 2010.

Trabalhavam juntos. Bilardo seguiu. Maradona caiu depois do 4×0 para a Alemanha nas quartas-de-final do Mundial da África do Sul em 2010. Triste sina argentina: três derrotas para a Alemanha nas últimas três Copas, 2006, 2010 e 2014.


O trecho que Maradona escancara sua mágoa é este aqui:

Por isso digo hoje que gostaria, tantos anos depois, que Bilardo fizesse por mim o mesmo que em seu momento eu fiz por ele. Nada mais. Que jogasse por mim como joguei por ele. Ele sabe melhor que ninguém como me joguei no meio da guerra do menottismo contra o bilardismo.

Joguei por uma causa que deveria ser de todos. Coloquei a camiseta por cima dos meus gostos, porque a mim o Flaco [Menotti] chegava ao coração, mesmo que não falasse publicamente. O resto está na história. E cada um lembra como sente.

A revista dominical do jornal ''La Nación'' antecipou outras partes da obra. Está aqui.

@daniarcucci

Daniel Arcucci, excelente jornalista que transportou as ideias de Maradona para o papel, falou sobre o livro na DirecTV Sports no último fim de semana.

Eis um compilado da relação (e das brigas) entre Bilardo e Maradona.

Falando de traição, como atribui Maradona, é contando uma que a banda La Beriso emplacou o rock de maior sucesso das paradas argentinas nos últimos meses.

Traicionero. Temazo!

Cuantas noches de gira
Días llenos de melancolía…