Patadas y Gambetas

Lanús ganha o Argentino: sétimo campeão diferente nas sete últimas edições

Tales Torraga

O San Lorenzo não deu nem para saída. O Lanús confirmou o favoritismo, fez 4×0 no lotado Monumental de Núnez neste domingo (29) e é o novo campeão argentino.

'Novo' é mesmo o mais adequado. O Lanús agora junta-se a Boca Juniors, Racing, River Plate, San Lorenzo, Vélez Sarsfield e Newell´s Old Boys. Sete campeões diferentes nas sete últimas edições. Equilíbrio para muchacho nenhum pôr defeito.

Os gols foram marcados por Benítez, Almirón, Sand e Acosta. Um baile impressionante do time de Jorge Almirón, ex-treinador do Independiente.

Segundo título da história do Lanús, o de hoje foi conquistado en la cancha de River. O anterior, em 2007, havia saído na Bombonera. A grande curiosidade: tanto há nove anos como agora, José Sand, o goleador da equipe, marcou 15 gols.

Ele está com 35 anos e foi o artilheiro também do campeonato.

A campanha do Lanús foi das melhores da história. Em 17 jogos, 13 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Contribuiu, claro, a rapidez do campeonato que não permitiu recuperações de River, Boca e Central, focados na Libertadores.

Mas falar só disso é ignorar a boa base deixada por Guillermo Barros Schelotto e a ótima condução de Almirón, técnico de bajo perfil que chega à sua maior conquista.

Aos times brasileiros, mais que nunca ávidos por importações, olho nos paraguaios Gustavo Gómez (zagueiro) e Miguel Almirón (meia), dois dos destaques do Lanús.

Além de Lanús e San Lorenzo, a Libertadores da América 2017 teve Godoy Cruz e Estudiantes de La Plata como classificados no Argentino. Há ainda as vagas da Copa Argentina e ao melhor representante do país na Sul-Americana.

O próximo Argentino repetirá o calendário europeu e começa em agosto. Terá de novo 30 times, embora haja pressões dos clubes grandes para a criação de uma Liga e uma profunda mudança na maneira como o futebol é conduzido no país.