Patadas y Gambetas

Como o desequilíbrio e loucura movem Rosario contra o Grêmio

Tales Torraga

O Rosario Central recebe o Grêmio às 19h15 desta quinta-feira (5) levando a campo dois ''patrimônios'' do futebol argentino: um técnico ousado, à beira da loucura, e uma torcida descontrolada como, dizem, nunca se viu na inflamada Rosário.

O treinador do momento na Argentina é Eduardo Chacho Coudet, de 41 anos. ''Mas está mais louco do que eu aos 20'', comentou recentemente o histórico rosarino César Luis Menotti, treinador campeão da Copa de 1978.

Coudet é um tipo da mais alta voltagem. Começa os dias na concentração do Central com um apito de juiz. Ao encontrar os jogadores antes mesmo do café, 7 da manhã, começa a berrar e espumar: ''Penal! Penal para Central''.

E apitando alto, como árbitro em estádio lotado.

Suas maluquices são extensas e parecem longe de terminar. A maior de todas foi pedir à mulher para atrasar uma cesárea em dois dias. Tudo para que a primeira filha, Lola, nascesse em data histórica do Central: 19 de dezembro, dia da palomita de Poy, gol de peixinho na semifinal do Argentino 1971 contra o Newell's.

Por essas e outras, em Rosário é comum ouvir o grito de guerra ''Loco y borracho, como el Puma y como el Chacho''. Louco e bêbado, como Puma e Coudet, ex-atacante e volante do clube.

O hoje técnico do Central se fez famoso também por uma brincadeira totalmente irresponsável nos tempos em que jogava no River. Batia na porta dos quartos da concentração e acionava o extintor de incêndio na cara dos colegas de time.

A loucura do técnico, evidente, se mistura à torcida canalla, há muitos campeonatos considerada a mais doida da Argentina, país onde já há uma paixão desmedida.

As entradas em campo são sempre marcantes – em noites de Copa Libertadores, muito mais, com o público fazendo sentir o rigor de um dos maiores caldeirões do continente, o Gigante de Arroyito.

É uma versão piorada da Bombonera, dizem na Argentina. A torcida fica colada ao campo. De dentro do gramado, com tanta gente em cima, mal se vê o céu. Pensar, respirar, contemplar? Impossível. Meter a pata é mais instintivo.

Coudet prevê partida dura: ''Cheia de raspadas, digna de Copa''. Os titulares do Central são os mesmos que ganharam por 1×0 em Porto Alegre: Sosa; Salazar, Burgos, Donatti e Pinola; Montoya, Musto, Fernández e Cervi; Herrera e Ruben.