Patadas y Gambetas

Enquete: as 6 maiores batalhas Brasil-Argentina nas oitavas da Libertadores

Tales Torraga

Quarta-feira (27) especial para reacender o tórrido trio Brasil-Argentina-Libertadores. Às 19h30, Racing x Atlético-MG no Cilindro; às 21h45, Grêmio x Central na Arena.

A contagem atual é de 45 mata-matas entre os países – 27×18 para a Argentina.

Nas oitavas-de-final, atual fase, 15 eliminatórias: 9×6 argentinos.

Das 15, criamos enquete para eleger as seis maiores batalhas.

Recorremos a quatro especialistas: Cristiano Cipriano Pombo, Giancarlo Lepiani, Rogério Micheletti e Toni Assis. Cada um escolheu suas seis principais. O blog também. Os votos foram pontuados no antigo sistema da Fórmula 1: 10-6-4-3-2-1.

Da soma, as seis batalhas que o blog apresenta agora. Todas têm algo importante em comum: foram decididas no Brasil. Ojo, Grêmio, semana que vem em Rosário.

6) INTER 3×3 BANFIELD 2010 (1×3 Buenos Aires, 2×0 Porto Alegre)
Descreve Rogério Micheletti, amigo e enciclopédia ambulante do futebol que hoje brilha no FOX Sports: ''Nem só de gigantes vive esse duelo. Inter, sim, um gigante. Banfield, uma força do sul de Buenos Aires, mas desconhecido no continente''.


''Por pouco a equipe argentina não tira o Colorado da Libertadores. O Inter seguiu e foi campeão. No Banfield, aquele que daria muito a falar: James Rodríguez.''

5) GRÊMIO 6×1 RIVER PLATE 2002 (2×1 Buenos Aires, 4×0 Porto Alegre)
Toni Assis, o maior gente-fina da TV Record e do continente, relembra: ''De um lado, o poderoso River Plate. Do outro, uma das equipes mais copeiras do Brasil. Na partida de volta, no Olímpico, o Grêmio bailou e fez dos millonarios pobres coitados''.

''Quatros gols e uma atuação segura. Rodrigo Mendes, Luizão, Zinho e Luis Mário foram os responsáveis pelos 4×0 no River, carimbando os gaúchos nas quartas.''

4) RIVER PLATE 6×3 CORINTHIANS 2006 (3×2 Buenos Aires, 3×1 São Paulo)
Derrota que mudou a história do Corinthians. Começo do fim de Tevez, Mascherano e MSI no clube. Triste fim de jogo: briga com polícia. Triste fim do time: Série B 2008.


Em um Pacaembu infernal, os argentinos – mirá vos – foram mais frios. Gallardo brilhou. Três assistências. Uma, gol contra de Coelho. Outras duas, ao atacante de 19 anos que viraria estrela: Higuaín, aposta do vilão corintiano Daniel Passarella.

3) BOCA JUNIORS 4×3 PAYSANDU 2003 (0x1 Buenos Aires, 4×2 Bélem)
Poderia ser filme. Convidamos então o crítico de cinema da ''Folha'', Alexandre Agabiti Fernandez, ilustre também no futebol, para colaborar: ''Única Libertadores do Paysandu. E vencendo o poderoso Boca, em plena Bombonera, com gol de Iarley''.


''Na volta, em Belém, caiu por 4×2, perdeu a invencibilidade no torneio e foi eliminado. Iarley causou tão boa impressão que meses depois foi jogar no Boca.''

2) SÃO PAULO 4×2 NEWELL'S OLD BOYS 1993 (0x2 Rosário, 4×0 São Paulo)
Giancarlo Lepiani, gênio mais bajo perfil das Américas e décadas de ''Veja'', recorda: ''Loco Bielsa havia dado lugar a Eduardo Manera no comando dos leprosos, mas referências técnicas e táticas não faltavam na equipe: Gerardo Martino e Mauricio Pochettino, hoje treinadores de sucesso, eram titulares''.


''A virada seria tarefa duríssima. Do outro lado, porém, estava Telê – e, no Morumbi, a equipe tricolor manteve a defesa do título: 4×0, gols de Cafu, Dinho e dois de Raí.''

1) CORINTHIANS 5×5 ROSARIO CENTRAL 2000 (2×3 Rosário, 3×2 São Paulo)
Há séculos na ''Folha de S.Paulo'', hoje zelando pelo arquivo, Cristiano Cipriano Pombo destaca: ''Enorme fase de Luizão. Marcou os dois gols corintianos na Argentina, quando o time perdia por 3×0, e fez mais dois na vitória em casa por 3×2''.


''Quatro gols nos dois jogos e um pênalti bem batido na decisão. O ataque, com Edílson, Luizão e Marcelinho, salvou o Corinthians nos 180 minutos. Nos pênaltis, brilharam a precisão corintiana (diferente da atual fase do time) e o goleiro Dida.''

Pontuação: 1) Corinthians-Central 00, 34 pontos; 2) São Paulo-Newell's 93, 24; 3) Boca-Paysandu 03, 21; 4) Corinthians-River 06, 17; 5) Grêmio-River 02, 8; 6) Inter-Banfield 10, 6* 7) River-Corinthians 03, 6; 8) Boca-Corinthians 13, 6; 9) São Paulo-Central 04, 5; 10) Corinthians-Boca 91 e Vasco-Lanús 12, 1 ponto.

* Desempate: melhor posição entre as citações

QUAL SEU TOP 6? PARTICIPE, DEIXE AQUI, VAMOS TAMBÉM PONTUAR.