Patadas y Gambetas

Racing faz ‘Rominho’ voltar à Argentina, onde chorou e fez seleção chorar

Tales Torraga

Racing e Atlético-MG jogam amanhã 19h30 em Avellaneda repletos de atrações.

Uma delas, a volta de 'Rominho' à Argentina.

O apelido grafado na capa do ''Olé'' vem da única vez que a estrela atleticana jogou na Argentina na Libertadores: 2003, na final em que o Santos perdeu para o Boca. 


Na ida, na Bombonera, Robinho e Diego pouco fizeram: 2×0 Xeneize, dois gols de Delgado comemorados com o recém-saído Riquelme, Román. Daí o 'Rominho'.

Aquela final representava a Robinho a chance de repetir, 40 anos depois, 1963 e 2003, o que o Santos havia feito contra o Boca: ganhar a Libertadores. Robinho tinha só 19 anos. O parceiro Diego, 18. Gente com dobro da idade sofre em La Boca.

Em clubes, lembrança amarga. E em duelos entre seleções pode-se dizer que Robinho pintou a cara dos argentinos. Titular, jogou 90 minutos no massacrante 4×1 na final da Copa das Confederações de 2005. Atuou também nos 3×0 da decisão da Copa América de 2007 e nos 3×1 de Rosário pelas Eliminatórias de 2009.


Um dos adversários de 2009 – Dátolo – agora estará ao seu lado no Atlético, que conta com o atacante argentino Pratto, ex-Vélez, e o equatoriano Cazares, ex-River.