Patadas y Gambetas

Novo Batistuta, Ábila brilha pelo Huracán e já se vê ao lado do ídolo Tevez

Tales Torraga

Ramón Ábila. Assim se chama o atacante sensação do momento na Argentina. Seu apelido – mais citado que o nome – é Wanchope por ele ser a cara do ex-jogador da Costa Rica e do Manchester City. Atua pelo Huracán que às 19h30 desta terça (19) visita o Atlético Nacional-COL para passar às oitavas-de-final da Libertadores.

Com 26 anos, 1,75 quilos e descomunais 80 quilos, Ábila é chamado de ''Besta'' pelo jogo duro com os zagueiros e pelos gols. Fez quatro nesta Libertadores, melhor marca dos times argentinos – mesmo em equipe limitada como o Huracán. Marco Ruben, do Central, também tem quatro, 1 de pênalti. Ábila, nenhum na marca da cal.

''Ele põe a bunda na área e ninguém o tira de lá'', elogiou Carlitos Tevez, que já o pediu publicamente no Boca Juniors. Sua contratação na Argentina é dada como questão de tempo. São amigos, e Ábila vive repetindo que Tevez é seu ídolo.

Seu desempenho lembra Gabriel Batistuta – a ponto de ser chamado de ''novo Batigol''. Semana passada o ex-atacante elogiou o Cordobês, outro apelido de Wanchope. ''Faz gols em todos os jogos. Tem raça e carisma para brilhar no Boca.''

O Huracán é do bairro de Parque Patrícios, de Buenos Aires. Segundo em seu grupo na Libertadores, leva 3 pontos de vantagem (7 a 4) para o terceiro, o Sporting Cristal-PER, com 5 gols a mais de saldo. Os peruanos também jogam fora: em Montevidéu contra o Peñarol. O Atlético Nacional tem 15 pontos em 15 disputados.