Patadas y Gambetas

Gol de placa (e anulado) de Tevez contra o Palmeiras completa dez anos hoje

Tales Torraga

Hoje (26) é sábado. Há exatamente uma década, em tarde de sol, domingo e Morumbi, Carlitos Tevez, então 22 anos, fazia seu mais lindo gol pelo Corinthians.


Aos 30 minutos do primeiro tempo, recebeu lançamento na esquerda, driblou Leonardo Silva para o meio e deixou o zagueiro caído. Carregou a bola em diagonal e chutou no ângulo esquerdo de Sérgio. O juiz Cléber Wellington Abade e a bandeirinha Ana Paula Oliveira correram para o meio-campo, validando o gol.

Depois das queixas palmeirenses, que pediram falta em Leonardo, o gol foi anulado.

Estava (e acabou) 1×1, resultado que tirou Palmeiras e Corinthians da briga por aquele Campeonato Paulista de pontos corridos conquistado pelo Santos.


O jogo é lembrado também pela calentura de Edmundo com Tevez e Mascherano.

Com Mascherano (também 22 anos), o Animal, prestes a completar 35, trocou empurrões e xingamentos até ser substituído. Em escanteio, chegou a ser pisado.

''Ele me driblou e ficou dando risada. É craque, mas eu estou na minha casa e ele está longe da casa dele'', disse o Animal. Mascherano retrucou: ''O Edmundo apanhou do Zandoná e não aprendeu. Ele reclama e provoca, provavelmente por eu ser argentino. Mas estou aqui para trabalhar e não para aguentar provocações''.

Tevez também atacou o palmeirense: ''Ele tem de calar a boca. Já está velho, deveria se aposentar. Fala muito. Me provoca porque sou argentino''.

Aquele jogo de 20.000 torcedores no Morumbi teve invasão de campo no segundo tempo por corintiano que resolveu protestar a anulação do gol e provocar os rivais.

E queixa corintiana contra o técnico Emerson Leão. ''Foi ele quem mandou voltar atrás'', disse o então treinador interino Ademar Braga, do Corinthians.

''Deu até risada para mim. Ele sabe que foi a pressão dele que anulou o gol.''

Matreiro, Leão teria aproveitado a confusão do trio de arbitragem que estreava aparelho comunicador naquela tarde.

Leão quatro meses depois assumiu o Corinthians. Sua má relação com Tevez e Mascherano logo culminou na saída de ambos do clube.


Caso raro para um gol anulado, o de Tevez ganhou placa dos torcedores: ''Obras de arte podem ser roubadas, jamais esquecidas''.

Tevez e o Palmeiras não se cruzaram mais. O 10 não atuou na derrota por 1×0 no Brasileiro em 16 de julho. Foram 78 jogos e 46 gols pelo Corinthians (média 0,58).


Ele e a torcida viveram (ou ainda vivem?) o maior caso de idolatria de um estrangeiro no futebol nacional. Intensa e re contra complicada, como toda paixão.

Seu cabelo era imitado por diferentes gerações de corintianos que levavam bandeiras argentinas e camisas do Boca Juniors (mirá vos…) aos jogos.

Difícil também encontrar gol argentino no Brasil mais bonito que aquele. Potrero y potencia, Carlitos la clavó en el ángulo. O vídeo está aqui.

A ficha do jogo daquela 16ª rodada de Campeonato Paulista:

PALMEIRAS
Sérgio; Thiago Gomes, Gamarra e Leonardo Silva; Correa, Marcinho Guerreiro, Alceu (Reinaldo), Marcinho (Cristian) e Lúcio; Edmundo (Enílton) e Washington
Técnico: Emerson Leão

CORINTHIANS
Marcelo; Coelho (Eduardo), Betão, Marcus Vinícius e Gustavo Nery; Marcelo Mattos, Mascherano, Carlos Alberto (Élton) e Ricardinho; Tevez e Nilmar
Técnico: Ademar Braga

Árbitro: Cléber Wellington Abade
Auxiliares: Ana Paula Oliveira e Evandro Luís Silveira
Cartões amarelos: Mascherano, Alceu, Washington, Leonardo Silva, Marcelo, Correa e Marcinho Guerreiro
Gols: Nilmar, aos 8min, e Washington, aos 25min do primeiro tempo

Señal que te he perdido, Carlitos. Pero te voy a buscar.

Abro la puerta, como un poeta
Fertil 
Dandose a conocer
El horizonte no es el rio 
Te voy a buscar

No te encuentro
Sera que me he perdido 
Señal que te he perdido 

Sera que con el tiempo
Esto se cae como una fruta podrida
Sera que aquello era solo el punto de partida 
Sera que estas despierta, sera que estoy dormido 
Sera que no te encuentro
Señal que te he perdido 

Ese es mi destino 
Señal que te he perdido
 
Sera que aquello era falsa alarma 
No era el camino 
Y vos eras el hacha, y yo el arbol caido 
La casa estaba en orden
Y no encontre motivo 
Me equivoque de ruta
Señal que te he perdido

No me opongo
Ese es mi destino 
Señal que te he perdido