Patadas y Gambetas

Caçado, Cruyff durou só 25min em Buenos Aires. Saiu machucado, mas com gol

Tales Torraga

''A única vez de Cruyff na Argentina: moído a patadas.''

Assim começa um dos relatos publicados hoje no país recordando 6 de outubro de 1972, noite do primeiro jogo entre Independiente e Ajax pela Copa Intercontinental.

Foi em Avellaneda, cidade-quase bairro de Buenos Aires, na Doble Visera, casa do Rojo e chamado de Estádio Libertadores da América desde 2009.

Cruyff fez 1×0 Ajax logo aos 5min. Le dieron de lo lindo, como dizem os argentinos. Bateriam até em uma pacata vaca holandesa. E também na sombra dela. Aos 25min, o atacante Mírcoli acertou o tornozelo de Cruyff e o tirou. Entrou Mühren.

cruyff72

Cruyff deixa a Doble Visera sem conseguir pisar

Tão selvagem, o confronto quase não teve segundo tempo. Os jogadores do Ajax estiveram perto de se recusar a sair dos vestiários. Foram convencidos pelo árbitro, o húngaro naturalizado romeno Stevan Kovács. A nove minutos do fim, Sá empatou.


Era comum o campeão europeu abrir mão do então Mundial justamente pela violência – o vice disputou em 1971, 1973, 1974 (ou seja, a edição anterior e as duas seguintes às patadas em Cruyff), 1977 e 1979. Sequer jogaram em 75 e 78.


Três semanas depois, nem as pancadas frearam aquele Ajax: 3×0 fora o baile em Amsterdã. Gols de Neeskens e Johnny Rep (dois). Cruyff atuou todo o tempo.